sexta-feira, 3 de abril de 2009

Um post em que relacione a psicologia do desenvolvimento com a educação ao longo da vida.

A Psicologia do Desenvolvimento é a ciência que tem como objectivo estudar a génese e a evolução dos processos psicológicos ao longo do tempo. Foca sobretudo os seus interesses na área do crescimento humano.
Procura-se estudar e compreender os processos de desenvolvimento do nosso comportamento ao longo da vida, da fecundação até à morte.
As causas do desenvolvimento humano são múltiplas e complexas, sendo entendido pela grande maioria dos psicólogos, como o resultado da interacção entre a hereditariedade, o meio e o factor tempo.
A origem das características dos seres humanos, do que os leva a ser e comportar-se de determinada forma, leva investigadores e pensadores a procurar respostas a estas questões.
Cada um de nós está assim em permanente reconstrução. Á medida que vivemos, que crescemos, que nos relacionamos com os outros, vamo-nos transformando e vamo-nos tornado quem somos, encontrando as nossas formas de pensar, de sentir e de agir.
Ao longo do tempo as pessoas mudam, os seus corpos mudam, muda a sua forma de ser e de estar. A mudança faz parte de nós próprios.
[…a principal característica dos seres humanos é a plasticidade que os acompanha ao longo da vida e que de modo algum termina com a adolescência. Tudo quanto sabemos acerca da plasticidade biológica, de modo como os seres humanos interagem uns com os outros, como reorganizam as suas vidas, as suas concepções do mundo, a sua própria identidade reforçam a ideia de que a mudança nos acompanha ao longo da vida.] [1]
Quando se fala em Educação ao Longo da Vida, devemos ampliar o nosso conceito para uma realidade que envolve o ser humano como um todo, não se restringindo apenas aos conhecimentos e formação adquiridos numa escola.
Educação deve ser entendida como um processo, algo que tem início e nunca termina, e que envolve o ser humano como um todo: físico, intelectual, emotivo, psicológico, social, religioso, etc.
Extrapolando os limites da escola, que é um período determinado para a maioria das pessoas, a educação ao longo da vida vai muito além no aspecto temporal e de competência.
Quando saímos da escola precisamos continuar o nosso processo educativo, a realidade muda, nós mudamos.
Hoje, os meios de comunicação, como a Internet, colocam-nos em contacto imediato com o mundo todo, com culturas radicalmente diferentes das nossas, com factos no exacto momento em que estão a acontecer.
Isso nos impõe uma adaptação à realidade, o que exige um aprender permanente.
A convivência contínua com os outros leva-nos a avaliarmos a nossa educação ao longo da vida. Todos precisamos estar actualizados para acompanhar o desenvolvimento da sociedade, as mudanças de paradigmas, as transformações culturais.
E aprendemos diferentemente em cada idade. E aprendemos coisas diferentes em cada período. O nosso corpo tem formas diferentes de se adaptar ao longo do crescimento. Tem diferentes necessidades dependendo da idade. Ao nascer “luta” por se afirmar, depois aprende a ajustar-se, luta para se perpetuar e por fim “luta” para se preservar, luta contra o seu fim como indivíduo.
Um processo complexo, dinâmico, interactivo. Único em cada indivíduo mas que passa por fases semelhantes em toda a espécie.


[1] Psicologia do Desenvolvimento/Universidade Aberta/Adaptado de M. Monteiro e P. ferreira, Ser Humano, 2ª Parte, 2006

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