segunda-feira, 15 de junho de 2009

Aprendizagem na idade adulta, o meu percurso formativo

“…Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir
Um castelo…”
Fernando Pessoa
Estes versos de Fernando Pessoa, levam-me a uma reflexão sobre o meu percurso formativo, simbolizando as pedras todas as dificuldades, os obstáculos que se vão colocando e que importa ultrapassar.
Nesta caminhada, tenho enfrentado dificuldades, momentos de desânimo, encarando-os por vezes com mão amiga, é preciso não desanimar e nunca abandonar o objectivo traçado. “… a fase adulta não é demasiado tardia para a aprendizagem e a ideia de estagnação do conhecimento é ilógica e infundada”.
Respondendo a um dos objectivos das políticas educativas nacionais “ a promoção da igualdade de oportunidades no acesso a este grau de ensino/superior e através da possibilidade de concorrer aos maiores de 23 anos e o desejo de adquirir outro nível de qualificação, leva-me a procurar passo a passo construir o meu castelo de vida, o meu Plano de Desenvolvimento Pessoal.
Tem sido um processo de desenvolvimento na capacidade de análise, criatividade, autonomia, relação humana e planificação no âmbito profissional.
Nesta tarefa nem sempre facilitada, as actividades e discussões em fóruns permitiram a partilha de conhecimentos, reforçando a auto-estima do grupo e motivação que se conseguiu através de: relacionamento social - novos amigos, desenvolvimento pessoal, interesse cognitivo - para aprender, ter novos conhecimentos e satisfazer uma mente inquiridora.
Este tipo de metodologia de ensino tem-me obrigado a grandes desafios, nomeadamente de leitura e escrita, uma autodisciplina e organização.
A ideia de estagnação é um conceito que não faz parte dos meus objectivos, procurando nesta etapa da minha vida, concretizar um sonho de jovem, que ficou adormecido por algum tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário